Por ai...

Há pessoas e pessoas.

Sou normalmente abordada na rua…Enquanto espero pelo autocarro; na estação de metro; à espera que o sinal vermelho passe rapidamente para verde…!

Normalmente, idosos. Com aquela falta de diálogo que os arrasta para a solidão... Escuto-os atentamente. Falam-me da família, do país que já não é o que era, das suas dores... Aceno que sim e dou-lhes o meu melhor sorriso... Sei que não pedem mais de mim! =’]

Um destes dias que passou, deparei-me com alguém diferente... Era final da tarde, e eu acabava de me sentar no banco da paragem à espera do meu habitual 504.

Não era idoso, não era jovem.

Não aparentava ser da «elite», não era «de rua».

Estava entretido a ler uma revista… Até que nos apareceu um pobre de rua (esses pobres farrapos humanos) a pedir uns trocados. Despachou-o com uma rapidez que jamais tinha visto! «Oh pah, ou pedes com atitude ou não vais a lado nenhum! Não choramingues, faz-te homem!» Achei cruel a maneira como ELE tinha falado para o pobre rapaz… Imediatamente começou a falar para mim e a explicar aquela sua atitude.

«Também eu andei nesta vida menina... Nunca bebi! A minha onda era mais drogas... Fumei uns charritos, andei ai na coca…Hoje em dia sou economista, tirei um curso. Batalhei muito na vida!».

As pessoas olhavam-nos de lado, com aquele olhar nojento de descriminação…Juntou-se então mais a mim e começou a falar mais baixo. Contou-me uma série de coisas... Mostrou-me inclusive uma foto, fardado, do último dia que esteve em Angola! Era ainda jovem, 24anos. Esteve lá 6anos…

Coincidência ou não, esperávamos o mesmo autocarro.

«Não ligues ao facto de te tocar... Normalmente as pessoas fogem! Tem medo! Mas sinto a necessidade de ‘sentir’ as outras pessoas... Deve ser do meu signo, gémeos!» dizia ele, enquanto me segurava o braço.

«Sabes qual o mal dos drogados?» disse baixinho «Falta de AMOR!! Eu amei muito e fui também muito amado, mas nunca me encontrei com o meu amor…» dizia-me com as lágrimas nos olhos… e então pediu-me que lhe desse as mãos e desabafou por fim «Sabes? A Vida é uma laranja! Ou a esprememos e obtemos um bom sumo..ou então tornar-se-á seca!» Tínhamos ambos os olhos banhados em lágrimas…

Carreguei no botão STOP do autocarro.

«Voltaremos a encontrar-nos, tenho a certeza» disse-me.

Sem olhar para trás, sai do autocarro.

As lágrimas escorreram-me pela cara e não fiz o mínimo esforço para tentar detê-las.

Naquele dia, não fui eu que dei o meu sorriso e atenção a alguém... Deram-me a mim!

Aquele homem tinha algo de diferente e especial... Lera-me a alma!

As pessoas olhavam-nos... Talvez porque ele tivesse um casaco roto remendado e não tivesse umas calças propriamente ‘novas’. Talvez porque até nem tivesse um aspecto por ai além e pudesse parecer pouco lúcido…Talvez nem fosse economista, como me tinha dito... Mas isso para mim, NÃO INTERESSA!

As pessoas julgam tudo e todos pela aparência!!...

«És especial» disse-me…

Lembro-me todos os dias de todas as palavras que me disse… Palavras sábias.

Estejas onde estiveres, sejas tu quem fores… Espero que te cuides, neste mundo*

Há pessoas com ‘dons’... e TU és possuidor certamente de um.

2 comentários:

Catarina Duarte disse...

Adorei o texto!
A maneira como escreveste fez-me sentir o momento. Tambem me abordam várias vezes na paragem de autocarro, mas nunca me "calhou" uma pessoa assim tao especial.

Belo "regresso"!
Beijinhos*

Nu disse...

Amei...
Escreves muito bem... escreves o sentes! tu tbm tens um dom! alias tens muitos... temos é muitas vezes diculdade em encontra-los... olha eu por exemplo...ainda nao os encontrei! ehhe

por vezes precisamos de um empurraozinho para nso sentirmos especiais... e tu tiveste o teu! aproveita-o!

^^